domingo, 27 de abril de 2014

Empreendedorismo e Gestão: O veneno da desmotivação

Boa noite!

Deixo esta postagem especialmente para meus alunos do 1º D, que têm aulas de Empreendedorismo e Gestão e, como gestores, deverão saber tratar seus subordinados a fim de se tornarem líderes, em vez de meros chefes. Afinal, líder é aquele que conduz uma equipe ao sucesso; e chefe é aquele que só sabe mandar. Diferença gritante!

Mas isso não serve apenas para os alunos do 1º D. Serve para os alunos de 2º ano, de 3º, para quem não estuda, e, principalmente, para quem coordena empresas, negócios ou quaisquer projetos.

Sem mais delongas, deixo a seguir o excelente texto de Daniel Godri Junior, que, além de ser consultor e palestrante nas áreas de Marketing, Motivação, Liderança e Vendas, é autor do livro "Mudanças e Oportunidades".


13 Maneiras Eficazes de Desmotivar Alguém


Não sou supersticioso mas, geralmente, com exceção do Mário Jorge Lobo Zagallo, o número 13 é visto como um número associado ao azar. Isso é tão verdade que em alguns países não existem o 13º andar nos prédios e nem a poltrona número 13 nos aviões.

Sendo ou não um número do azar, aqui vão 13 dicas que, se bem usadas, com certeza trarão à você um azar profissional muito grande: o fracasso como líder e, consequentemente, o seu fracasso profissional. Vamos a elas:

1. Diga para uma pessoa que ela é um erro e que tudo o que ela faz dá errado.
Esta é uma das formas mais eficazes de incutir numa pessoa o gene do fracasso. Quando dizemos a uma pessoa que ela é um erro, lhe tiramos o seu valor, e quando isso acontece, as pessoas começam a se vender por pouco. Por muito pouco largarão o emprego , por muito pouco poderão roubar e desviar dinheiro e, enfim, por muito pouco já não se interessarão pelo bem-estar da companhia.

2. Não dê confiança a uma pessoa.
Quando não damos confiança a uma pessoa, estamos praticamente deixando claro que sabemos que em algum dia ela irá nos trair. É como se eu dissesse a alguém, de maneira indireta: "Olha, eu estou de olho em você e sei que se der mole você vai me sacanear!". Por incrível que pareça, não confiar é a melhor maneira de ser sacaneado. A pessoa pensa: "Bem, já que ele espera que eu faça isso, é isso que eu vou fazer!". É claro que confiança nunca foi sinônimo de falta de prudência... É lógico que eu não vou contratar para o Departamento Financeiro da minha empresa alguém em quem eu não confie, mas existem muitos níveis de confiança para serem praticados...

3. Trate-a como um número.
Quando tratamos as pessoas simplesmente como um número produtivo - que pode ser substituído a qualquer momento -, criamos pessoas individualistas, que não entendem seu papel no processo produtivo. Além disso, a falta de confiança é apontada como uma das principais causas da desmotivação no trabalho.

4. Não ouça suas opiniões e pode-a toda hora.
Além de minar a criatividade, podar as opiniões e não ouvir as pessoas as deixam desanimadas e imparciais à situação da empresa. Não espere que, agindo assim, seus funcionários fiquem alguns minutos a mais por dia trabalhando ou que "vistam a camisa da empresa". Só se sente participante quem opina e vê que ao menos suas sugestões são ouvidas sem interrupções e preconceitos.

5. Quando uma pessoa errar, diga a ela que você sabia que isso ia acontecer.
"Ah, eu sabia que você não era capaz!". Esta é uma maneira poderosa de desmotivar uma pessoa e fazer com que ela desconfie do seu potencial, não chegando a se desenvolver. Uma pessoa que ouve muito isso se torna temerosa! Lembro-me de um colega do primeiro grau que em todo jogo - todo jogo mesmo! - fazia um gol contra. Antes do jogo começar, as pessoas já diziam: "Ei, o Fulano fica para o time de vocês!". O nervosismo do rapaz em não fazer gol contra era tão grande que... Advinhem? Ele acabava fazendo gol contra!

6. Não reconheça os acertos das pessoas.
Embora eu também acredite que as pessoas devem ser as melhores naquilo que fazem independentemente de qualquer outro motivo, tenho a certeza de que reconhecimento é muito importante. É por meio deste reforço positivo que deixamos claro de que gostamos e incentivamos estas atitudes para que se repitam. Deixamos claro que estamos observando as pessoas e que nos preocupamos com suas atitudes. Também mostramos que não vemos só as deficiências, mas também valorizamos os acertos e as ideias criativas.

7. Quando a pessoa tiver uma ideia brilhante, diga que ela é paga para isso mesmo.
É melhor dar uma cacetada em alguém do que dizer isso. Certamente, você que está lendo este artigo deve estar pensando: "Ai, vou enviar este artigo para o meu chefe. Ou vou imprimir um papel, deixar na mesa dele e sair correndo." É claro que as pessoas são pagas para terem um bom desempenho, mas isso não significa que devem ser desvalorizadas e esnobadas por isso. Na verdade, a mesma pessoa que fala coisas deste tipo é a mesma que diz que na sua empresa o funcionário não deve pensar, somente trabalhar. Só tenho uma coisa a dizer sobre estas pessoas: faça uma previdência privada bem gorda. E urgente!

8. Brigue muito por pouca coisa.

Existem gerentes e pessoas que são os verdadeiros chatos. Brigam com o funcionário por dois minutos de atraso que aconteceu há seis meses. Querem a cafeteira virada para o Norte, querem que a funcionária use batom rosa em vez do vermelho, e coisas deste tipo...

9. Use dois pesos e duas medidas.
Uma excelente maneira de desmotivar pessoas é, numa mesma ou similar situação, tratar duas pessoas de maneira distinta. Uma é exaltada, a outra é xingada e, no entanto, a situação é parecida. Isso faz com que as pessoas comecem a perceber que as "panelinhas" se dão bem naquela empresa. Elas tentarão entrar para a "panela", custe o que custar, ou abandonarão a empresa ou - pior ainda - começarão a sabotá-la.

10. Seja relaxado e faça de conta de que não está nem aí.
Pior do que o chato é aquele que é alheio a todas as coisas. Não está nem aí com resultados e nem com nada. Não dá atenção à funcionária ligando para o namorado no Japão, nem para o garoto jogando paciência em horário de trabalho. Isso desmotiva porque os funcionários percebem que se nem o dono entrou no barco, porque eles deveriam entrar?

11. Ache-se superior às pessoas.
Alguns se esquecem de que cargos, cartões de crédito e carros são simplesmente coisas. Esquecem-se que mais importante do que TER é SER uma pessoa excelente. Talvez acreditem que vivam mais por terem cargos gerenciais ou de Diretoria. Não é porque temos mais que somos mais. Existem dois tipos de pessoas que desmotivam os outros assim: aqueles que pensam que são Deus e aqueles que têm certeza...

12. Seja indiferente.
Não responda quando o cumprimentarem, não olhe as pessoas nos olhos, finja que não as conhece e nem se dê conta da presença delas.

13. Xingue e critique a pessoa na frente dos outros.
Chame-a de burra, ignorante, irresponsável, incapaz. Pior: faça isso com frequência e em voz alta, na frente dos outros. É uma das maneiras mais eficazes de fazer com que os índices de suicídio aumentem.

E, então, 13 é um numero comum, da sorte ou do azar?

Talvez seja um ou outro, dependendo da sua decisão...

Fonte: Catho.

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